Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Zumbis, Cultura Pop e a Bíblia


Desde a infância sempre fui fascinado por filmes de terror, principalmente daquele mortos-vivos mais conhecidos como zumbis. Eu me interessava com tudo que tinha haver com eles, e pelo que parecia não somente eu, mas muitos que também curtiam os gêneros de terror.
A décadas tem sido produzidos filmes, livros, músicas sobre o tema zumbi. Por exemplo eu cresci assistindo clássicos do gênero como A Noite dos Mortos-vivos, A Volta dos Mortos-vivos, ou ainda A Madrugada dos Mortos, e outros que tendem mais para o lado do humor como Todo Mundo Quase Morto e Zumbilândia. Há também aqueles que são mais recentes como Guerra Mundial Z e a série de TV The Walking Dead que também possui uma série em HQs e livros publicados.
O fato é que esse tema tem sido abordado a muito tempo, até mesmo por lendas e mitos antigos e muitos se interessam pela "possibilidade" dos mortos voltarem a vida e virem atormentar os vivos.
Quando me tornei cristão ao 14 anos comecei a observar tudo que me interessava de uma perspectiva bíblica inclusive os zumbis que eu tanto gostava. E percebi que a Bíblia falava de zumbis, ou de mortos-vivos de pelo menos de duas maneiras, primeiro dos mortos-vivos que andam AGORA por toda a terra e segundo, dos mortos voltando a vida no fim dos tempos, o que é muito abordado nos filmes, mas esse segundo vai ficar pra um outro post. O que vai nos interessar no momento é a primeira, de que existem mortos-vivos andando por toda terra.
Vou começar citando um texto da Bíblia onde algumas pessoas queriam seguir a Jesus e um deles disse a ele, "Permite-me ir primeiro sepultar meu pai" (Lc 9:59) e Jesus respondeu a ele dizendo, "Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos" (Lc 9:60). Como é, tem mortos andando por ai, fazendo as coisas? A resposta é sim.
Acho que a melhor forma de mostrar os mortos-vivos da Bíblia é fazendo uma comparação com os mortos-vivos das telonas.
Primeiro, existe um vírus. Toda história de zumbi que se preze começou com uma infecção viral e a Bíblia diz que também começou assim e esse vírus se chama pecado.Tudo começou no Jardim do Éden quando Deus criou o homem e a mulher, Adão e Eva, e lhes disse que de todas as árvores do jardim poderiam comer livremente, com exceção da árvore do conhecimento do bem e do mal. Que no dia em que eles comessem dela eles certamente morreriam, e foi exatamente o que aconteceu. A serpente enganou a mulher que comeu a fruta e deu a seu marido Adão, e eles morreram, não primeiro fisicamente, o que aconteceria depois de alguns anos, mas morreram espiritualmente, e os primeiros mortos-vivos da face da terra apareceram. (Gênesis 2:7-8, 15-17; 3:1-13, 22)
Lembro de um episódio da série The Walking Dead onde o líder do grupo de sobrevivente Rick Grimes disse a todo grupo que todos estavam infectados, assim também a Bíblia diz, e esse é nosso segundo ponto: Todos estamos infectados. Talvez você tenha ficado chocado como o grupo da série também ficou, mas é verdade, você está infectado. Você talvez esteja se perguntado, "mas como assim?", "como isso aconteceu? É pelo ar?". Eu explico. A Bíblia diz que todos fomos infectados por causa de Adão. Ele era o representante legal de toda a raça humana por isso o ato de desobediência dele a Deus ocasionou não somente a morte espiritual dele e de sua esposa, mas também de todos que viriam a nascer depois. A Bíblia diz, "Porque o salário do pecado é a morte" (Rm 6:23) e "Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Rm 5:12). Por isso afirmo: Todos já nascemos infectados, porque todos nascemos pecadores!!! (Romanos 3:23; 6:12, 17, 18; Salmos 51:5)
Outra coisa comum nos filmes é que todos os mortos-vivos tem o desejo básico de se alimentar. Eles não tem memórias, nem raciocínio, somente a necessidade de alimentar sua carne, e assim também nós, pecadores por natureza. A Bíblia diz que por natureza estamos inclinados a somente querer satisfazer a natureza da carne, e por carne a Bíblia se refere aos desejos pecaminosos que são excessivos a nós e contra a vontade Deus. A Palavra é tão enfática em dizer que esses desejos são maus que ela diz "Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne." (Gálatas 5:16). Se você não sabe o que são essas obras da carne, são elas, "as obras são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o Reino de Deus os que tais coisas praticam." (Gálatas 5:19-21). Então, assim como os zumbis só querem se alimentar de carne nós só queremos satisfazer os desejos de nossa carne com essas coisas, que são pecados.
Agora temos outra coisa muito notória na maioria das histórias de mortos-vivos, é que a humanidade sempre está a procura de uma cura para o vírus, e na Bíblia também temos a cura indicada. Jesus é a cura. Durante muito tempo, desde que Adão pecou contra Deus e se tornou um morto-vivo, os seres humanos sempre procuraram por um salvador que os curassem e a Bíblia diz que no momento certo o próprio Deus enviou Seu Único Filho, Jesus Cristo, nascido de mulher e puro, sem pecado ou sem o vírus do pecado. Ele viveu uma vida perfeita diante de Deus em obediência, e se entregou para morrer numa cruz para levar o pecado que nos matou e nos tornou mortos-vivos, e para nos dá vida nele mesmo. (Gl 4;4-5; Fp 2:6-10 Hb 2:10, 18; 9: 26,28) Acho que um dos textos da Bíblia mais completos nesse aspecto é o de Efésios 2:1-10, que diz,
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso desse mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como o também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Como podemos perceber que essa de mortos-vivos está mais próximo de nós do que imaginamos, e eu gostaria que você considerasse todas as coisas escritas aqui e pensasse que você precisa de ajuda contra esse terrível mal que é o pecado e que somente Jesus pode te curar desse vírus e te dar vida de verdade. Adão tinha vida e perdeu até desobedecer a Deus, mas agora a vida nos é oferecida em Cristo, que é a própria Vida. Basta você, em arrependimento de seus pecados, se voltar a Deus e colocar sua confiança nele que é o Salvador esperado e você será curado.

Por Wallace Alves

Um comentário:

  1. Muito bom. Indício de estudo prévio. Boas observações e notas bíblicas. Segundo este artigo qual seria o segundo tipo de "morto-vivo"?

    ResponderExcluir